terça-feira, 11 de maio de 2010

FELICIDADE SEM CONCEITOS...

Alguns conceitos criados por estudiosos não me agradam, por exemplo: a minha felicidade depende de outra pessoa. Essa frase não é verdadeira. Pelo menos para mim. A minha felicidade só depende de mim para ser plena. e mais ninguém...
 Não é a meu marido que me faz feliz, ele apenas complementa com a sua felicidade, aquilo que em mim é pulsante, pois já nasci feliz e carrego a felicidade comigo o tempo todo: por isso só eu tenho o livre arbítrio de escolher qual o momento de ser mais ou menos feliz, sem precisar depender das circunstâncias que me cerca e, muito menos, das pessoas do meu rol de relacionamento...
Também não são meus filhos que têm esse dom de me fazer feliz. Filhos são criados para o mundo, não nos pertence. Apenas os encaminhamos para a vida: se fosse depender da gratidão deles para ser feliz, teria sérios problemas, pois em cada fase de suas trajetórias, o que veria era o sacrifício dos primeiros anos (com suas dores e choros); a luta para inseri-los na sociedade (rebeldias e incompreensões); a maturação (início da perda familiar e construção do seu próprio caminhar) e o distanciamento (visitas irregulares e, mesmo assim, rápidas), portanto, definitivamente, a minha felicidade não depende deles...ele apenas fazem parte dela...o que acontece é que a felicidade dos meus filhos são acrescentadas a minha felicidade e isso nos torna uma família feliz...
Assim como, a minha felicidade não depende dos amigos. Isso não significa que os amigos não ajudam na harmonia da felicidade, mas sou eu quem determina qual o momento ou a situação em que quero ser feliz: se eu fosse depender exclusivamente de outra pessoa, mesmo sendo amiga, minha felicidade não seria nem estaria completa....até mesmo os melhores amigos nos decepcionam em algum momento...besteira dependem
deles para ser feliz...
Portanto, a minha felicidade independe das circunstâncias que me cerca; das pessoas que me são gratas; das coisas que ocorrem alheias a minha vontade: se eu fosse depender desses fatores para ser feliz, estaria em grandes dificuldades, pois tudo que existe – a começar pelas pessoas –, mudam constantemente.
Assim sendo, eu decido a minha felicidade. E não importa se eu estou sozinho ou acompanhado; se eu ganho muito ou pouco pelo trabalho que desenvolvo; se eu sou casado ou solteiro, pois a felicidade independe da minha condição matrimonial, da minha remuneração ou se há pessoas a me rodear em momentos de felicidade: no entanto, as experiências advindas desses personagens, materiais ou não, me faz ter condição de mesclar as situações e me proporcionar momentos de mais ou menos alegria.
Ficar refém das intempéries da natureza para ser feliz, não é a melhor escolha, por isso a minha felicidade não tem nada a ver com o clima, com a minha doença, com o jeito como amanheceu o dia: aprender a conviver com as mudanças em si e no universo que lhe envolve é fazer-se pleno daquilo que lhe abastece e lhe dá vida.
Quando você condiciona a sua felicidade ao que ocorre ao seu redor, tipo: falta de dinheiro, um insulto que lhe foi proferido, alguém que deixou de lhe amar, uma cria que lhe dá desgosto, você está se esquecendo de que não é a vida fácil – sem intrigas ou maldades –, ou a relação que você tem com o próximo, que vai lhe dar a condição de ser feliz, mas isso tudo é apenas uma maneira de você aprender a amar, saber perdoar, participar na ajuda ao próximo, compreender as fragilidades humanas e estar pronto para aceitar tudo isso como uma conseqüência natural de engrandecimento do seu bem estar.
O que quero dizer é que a felicidade está nas mínimas coisas que eu tenho vontade de fazer: na leitura de um bom livro chupando um picolé ou em chupar uma manga madura sentado na praça enquanto olho os pombos em revoadas; tentar comer um alfenim, por exemplo, é uma das coisas que me dá prazer, me faz feliz e isso independe de estar só ou acompanhado, ou das mudanças que a vida reserva para todos. Só depende de mim.   Finalmente, a minha felicidade faz com que eu me sinta amado por aqueles que estão ao meu lado.
E quando falo de amor...falo do amor fratenal...aquele que Deus deixou como mandamento...amo meus amigos como amo meus irmãos...diferente do amor carnal e maternal...eu sinto dessa forma...
No entanto, não relaciono esse amor com a obrigação deles me darem felicidade, mas sim, com a capacidade deles também saberem que são possuidores do mesmo sentimento que carrego. Assim, cada um de nós ama e é amado, respeita e é respeitado, é feliz e irradia felicidade ao seu círculo de amizades.
                                                                      Bjs...Marcia...

2 comentários:

  1. Concorda plenamente contigo, se depender de outros para sermos felizes, pouquíssimos seriam, também acho muito importante o livre arbítrio, pois minhas escolhas, erradas ou não, decidi o que me faz feliz, talvez quando jovens tínhamos atitudes pensando que era necessário parceria de alguma forma para a felicidade (amigos, namorada(o)) , mas depois quem tem um mínimo de visão, aceita que tudo esta dentro de cada um, casar, ter filhos e somente um caminho que muitos fazem e chamam de estar feliz, lógico trás coisas boas, mas no intimo é que a felicidade mais se apresenta, nas nossas realizações, conquistas, viagens, nossos sonhos, eu sou feliz, por que estou onde quero e faço o que gosto e também ter veículos como esse teu para me colocar, tenho um prazer enorme e não deixa de me dar a felicidade, porder dizer que uma Mulher igual a ti, me aceita e é interlocutora minha, para muito pode parecer coisinha a toa, para mim é um ponto a mais na minha felicidade, que foto maravilhosamente bela, beijos !!!

    ResponderExcluir
  2. Vc tá certissima amiga, pena eu ter aprendido da pior forma possivel que a felicidade não tá no outro e sim em mim mesma.....agora é juntar os caquinhos e seguir em frente em busca dessa tal dona felicidade...
    Beijossssss linda, te adoro mto viu? E brigaduuuuuuuu por tudo.

    ResponderExcluir

Um Blog se alimenta de comentários...então não vá embora sem comentar...bjs...Marcia...

Related Posts with Thumbnails